Boletim Semanal

Você realmente se importa com a valorização do seu imóvel?  Então fica ligado em nossos resumos semanais sobre o mercado imobiliário aqui de São Paulo durante a semana.

Business Meeting

22 a 28 de novembro

Ambiente digital para compra de imóvel, devo confiar?

Eventos do mercado imobiliário revelam ótimos resultados e o nosso olhar aqui de compradores é identificar as mudanças que possam facilitar a nossa vida para a compra de um imóvel. Informações interessantes saem do  "2 Fórum de Inivação e Liderança, evento da Abrainc, participaram incorporadores, start ups e importantes players do mercado.

-55% dos compradores resolvem parte do processo  de negociação e compra virtualmente.

-6% de compras já aconteceram pela internet

 

-71% dos compradores levam 6 meses para terminar a compra. Normalmente este tempo chag-se em até 2 anos.

-52% dos compradores adquirem imóveis pelas imobiliárias e 14% diretamente com os proprietários.

O que podemos concluir de dados como estes? O ambiente digital facilita processos e vem sendo utilizado, ainda com as burocracias tradicionais, minimizadas, e não resolvidas. Confiança ainda em foco, os profissionais continuam com seu valor no mercado trabalhando nas imobiliárias. Importante ponto a se pensar: devo ter uma assessoria ´profissional na hora da compra? Não é à toa que muitas plataformas trabalham o valor do profissional intermediário, como o corretor ou consultor imobiliário, não é mesmo?

 

Panorama de São Paulo

15 a 21 de novembro

Indicadores de Lançamentos Imobiliários Abrainc/Fipe

Neste segundo semestre as incorporações estão impulsionadas pelo segmento de médio e alto padrão.

Ciclo de compra está positivo, crédito imobiliário sustentando o mercado com parcelas interessantes aos compradores.

 

A continuidade dos programas e subsídios do governo que atraem aquisição de produtos populares, como o seguimento Casa Verde Amarela, apesar de desacelerar, as demandas continuam sem quedas e mercado permanece aquecido.

Valorização de imóveis

Já falei aqui que os imóveis valorizaram 12,55% no Brasil. Os imóveis em São Paulo, são ótimos investimentos pois em 10 anos os rendimentos variaram como a Selic, e o presidente da Abrainc, reforça que quem alugou teve o rendimento do patrimônio mais o ganho do aluguel, representando 16,9% ao ano enquanto o CDB pagou 9,8%.

Valor de aluguéis permanecem estáveis com leve queda em São Paulo

A variação negativa foi de 0,80% nos contratos na cidade.

Taxa Selic a 7,75%

Ainda a sugestão é comprar, pra quem tem dinheiro guardado, enquanto a taxa se mantém em 2 dígitos. 

 

WhatsApp Image 2021-11-03 at 16.51.53.jpeg

08 a 14 de novembro

O que dizem os grandes players  sobre desafios do mercado imobiliário e a economia do Brasil?

 

No Evento da  Associação Brasileira de Incorporadoras, INCORPORA, que aconteceu em outubro, o presidente da caixa, Pedro Guimarães, disse que em 2022 a oferta de crédito será maior que de 2021.

Bruno Bianchi do Itau BBA, é otimista a médio prazo com a retomada da economia no final de 2022. O país cresce e os juros devam cair e imóveis podem subir em valores reais e inflação controlada.

 

Todos especialistas concordam que  manter a carga tributária e juros baixo em 1 dígito será importante para impulsionar o setor e não prejudicar o consumidor final. 

 

O recado foi dado ao nosso Ministro Paulo Guedes que também participou do evento, elogiando a atuação dos empresários do mercado imobiliário em apoio às reformas necessárias ao país.

 

Ano terminando, quais são as previsões no mercado de imóveis em 2022?

- Selic e inflação aumentando, taxas dos créditos imobiliários  elevam, diminuindo o poder de compra dos consumidores finais em financiamentos. 

- Aumento de lançamentos imobiliários e consequentemente aumento do estoque de imóveis  novos.

- Aumento do valor do metro quadrado. Quem ainda puder comprar seguirá com muitas ofertas.

- Em 2 ou 3 anos preveem estabilidade em lançamentos imobiliários devido à dificuldade de repassar valores  das altas de insumos não repassados ao consumidor final.

O ano de 2020 a 2021 foi considerado fantástico para o mercado, comenta  o  Pedro Tenório, head de insights do Zap+, no ImobReport.

Breve Lançamento 

Rooftop também em Pinheiros. Quer praticidade para morar ou investir? Confere aqui.

Eventos Inspiradores - Decór, Design e ArquiteturaI

Casacor - 21/Set a 15/Nov

Bienal - 4/Set a 15/Dez

 

do it.jpg
QUERO CONHECER

25 a 31 de  outubro

Frase  da Semana

"O setor imobiliário segue consistente e os números comprovam isso: nos últimos 12 meses foram comercializadas mais de 152 mil unidades pelas incorporadoras no Brasil, o que demonstra a solidez e o potencial da atividade no processo de recuperação econômica brasileira. O nosso horizonte é o de crescimento, geração e manutenção de empregos e investimentos”,

 

-Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).  

fonte:SpaceMoney

Valores de imóveis como ficam?

Novo aumento da Selic e especialista mantém recomendação de compra. Em um ano os valores dos imóveis subiram 12,5%.

Lançamento da Semana

E estes lançamentos imobiliários  rooftops em São Paulo não páram. Arquiteturas lindas. Agora na Vila Olímpia.

Clica aqui  pra ver em nossa Plataforma, agende ma visita!

Eventos Inspiradores - Decór, Design e ArquiteturaI

Urban Future - 3/Nov 

Casacor - 21/Set a 15/Nov

Bienal - 4/Set a 15/Dez

 

flow gafisa.jpeg.webp
QUERO CONHECER

17 a 24 outubro

Lançamento da Semana

Consolação, bairro tradicional da região central de São Paulo, novas opções de moradia e investimento . Studios e 1e 2 dormitórios. Como já falei aqui na semana passada, os charmosos rooftops estão invadindo a cidade e as áreas de lazer de novos empreendimentos vão para as alturas. Clica aqui pra conhecer e faça o seu agendamento rapidinho!

Mercado imobiliário segue otimistas mas o alerta permanece

No Encontro Nacional da Indústria da Construção foram discutidos os desafios das empresas no mercado imobiliário para 2022. Participantes que representam as construtoras são otimistas e dizem que demanda de compra de imóveis pela população continua, o crédito está disponível porém estão muito atentos no aumento dos materiais de construção. Hoje o custo real do imóvel aumentou em até 7% (além do Incc.). Custos e juros, aumentaram, o retorno investido diminuiu e como operar isso em produtos de mercado que sofreram impacto, como no programa  Casa Verde Amarela? Como ficará isso no custo do crédito imobiliário? A preocupação está em como repassar o  reajuste mínimo ao comprador sem arcar com as perdas. A Caixa Econômica Federal tem feito seu papel no setor da construção, proporcionando ainda bons financiamentos para cidadãos que queiram comprar seus imóveis.

Gestão de ruídos na cidade de São Paulo

Vi uma matéria sore ruídos urbanos e farei meu breve comentário de quem realmente não tem muita paciência. Primeiro, para quem não sabe, a gestão do ruído na cidade  depende do poder público através do Mapa de Ruído Urbano que controla os níveis admissíveis por região. Existe também um decreto para isso (60.581) e o Programa Psiu com o objetivo de tornar a convivência entre todos mais pacífica. 

Fica aqui a minha dica, de quem já se deu mal com ruídos noturnos, se você não é acostumado a ouvir barulho à noite, quer comprar um imóvel novo e pretende morar nele, não esquece de fazer uma pesquisa detalhada sobre os pontos abaixo que poderão evitar transtornos futuros. 

- Comércios noturnos;

- Muitas caçambas nos arredores representam obras! pense que isso poderá durar alguns meses...E como é barulhento!

- Ponto de ônibus, avenidas principais, cruzamentos, rotatórias;

- Rotas de moradores de rua que adoram andar com carrinhos de supermercado e conversar a noite.

-Farmácias ou comércios que fazem seus estoques à noite

 

Estas são algumas dicas para a escolha e pesquisa para  o seu novo endereço. Até uma ronda noturna nos arredores eu faria!

Eventos Inspiradores - Decór, Design e ArquiteturaI

Urban Future - 3/Nov 

Casacor - 21/Set a 15/Nov

Bienal - 4/Set a 15/Dez

 

LOUNGE ROOFTOP.jpg

09 a 16 outubro

Lançamento da Semana

Lançamento da semana, fica na zona oeste de São Paulo, centro trazendo opções de lounge no rooftop! Studios e 1 dormitório na famosa Alameda Barros, clica aqui pra conhecer.

Onde a reforma do imposto de renda vai impactar no mercado imobiliário ?

O governo diz que mais de 16 milhões assalariados ficarão isentos, beneficiando mais de 30 milhões de contribuintes, além de 6 milhões que ficarão completamente desonerados com esta redução. Para as empresas é a maior redução já feita na alíquota de impostos.

 

E como ficam os investimentos? Acontecerá tributação nos lucros e dividendos para quem antes não pagava, fixado em 15% na fonte. Atinge diretamente as empresas patrimoniais que podem ficar desestimuladas a investir no mercado imobiliário.  A valorização patrimonial dos imóveis atingiu 1,5 trilhão em 2020 a 2021 impulsionado pelas baixas taxas, IPCA a 9% e os juros reais a patamares negativos. O imóvel sendo um ativo real ganhou força.

E a atualização no valor de bens? Antes pagava-se entre 15% a 22,5% de imposto sobre o ganho na venda de um imóvel. Na reforma, é dada a opção de atualizar os valores patrimoniais em 4% sobre a diferença  entre o preço de venda e o de custo.

O Senado segue com clima desfavorável ao assunto e pretende levar para 2022.

Quer saber o que vem de novo em Moema?

Em breve lançamento, do lado pássaros, pra quem não sabe, é assim que dividimos o bairro: pássaros ou índios.

Mix uso: studios, 2 ou 2 dormitórios.

Dá uma espiadinha. Previsão de lançar no próximo dia 23/10

Eventos Inspiradores - Decór, Design e ArquiteturaI

Incorpora 2021 - 20/Outubro

Casacor - 21/Set a 15/Nov

Bienal - 4/Set a 15/Dez

 

3 - Composicao desalinhada_RicarboBueno-SilviaRuiz-ChristinaDantas-SandraJavera-PatriciaBi

01 a 08 outubro

As contas de condomínio estão em dia aqui em SP? 

Segundo o Secovi, houve um recuo de 11,4%  nas ações judiciais de não pagamento das taxas condominiais. A análise do sindicato revela que na pandemia,  a moradia ganhou nova dimensão, sendo que condôminos começam a trabalhar em conjunto criando bons relacionamentos. 

Taxa selic Outubro 2021
Esta semana foi reajustada a taxa selic  em 6,25% com aumento de 1% comparado ao mês passado. Ainda assim boas condições para crédito imobiliário, relembrando que  já chegamos a 14% em 2016.

Por que tanto lançamento de kitnets e studios em São Paulo? 

Muitos casais  estão tendo filhos mais tarde e a tendência de ter, um filho, ou nenhum, veio à tona nos últimos anos. Construtoras seguem esta nova cultura familiar  comprovando o crescente interesse através do aumento de vendas por tipologias até 45m². Outro fator, é o aumento no interesse intelectual,  com foco a longo prazo para estudo continuado, sem expectativas em moradias ideais. Sem vaga de garagem,  também ocorre por uma parcela da população mais jovem optar por outras formas de mobilidade, sejam os aplicativos, bicicletas e outros.

Para amantes de arte contemporânea

Iniciamos a parceria em conteúdo com a Trapézio Galeria de Arte Online,  serão ótimas dicas de como decorar seu apartamento com obras de arte.  A Trapézio Galeria Online é uma ótima opção para você que ama obras de arte contemporânea, quer ser um novo colecionador mas também não deseja pagar absurdos! Confere agora o post

 

Perspectiva apartamento 273m².jpeg

20 a 29 setembro

Aluguéis em São Paulo
Saiu a pesquisa mensal do Secovi sobre o aumento dos aluguéis. Houve um aumento de 1,40% nos valores de aluguel no período de setembro de 2020 a agosto de 2021. Ainda bem abaixo do IGPM com 31,12%.

Se você tem interesse em comprar um imóvel novo e pretende aluga-lo vale acompanhar estas pesquisas. Você pode baixar aqui.

Melhoria na região na Av. Faria Lima

De olho na valorização da região. O leilão de Cepacs, títulos que as construtoras conseguem para a liberação em construção de mais prédios acontece agora em Outubro.  Aguardamos ansiosamente para saber quais lançamentos imobiliários virão por aí!

Lançamento da Semana

Cyrela cria projeto em conjunto com o escritório de Design internacional para moradias, Yoo.  Quer luxo e 3 ou4 dormitórios na zona sul SP? Clica ao lado !

Aumento de créditos imobiliários no mercado

Com olho no mercado imobiliário, o Banco Nubank faz parceria com a Creditas a fim de ampliar seus produtos de credito. Já banco Santander comprou Ap11 uma plataforma de compra e venda de imóveis e atender demandas a cadeia do mercado imobiliário e clientes finais. 

Casa verde Amarela novo teto

A pedido do setor de construção civil. O teto do programa chega agora a R$264 mil reais.

 

HORIZON IMAGENS_PG 42 SALA.png

23 a 28 agosto

Vai comprar e pensa alugar?

Agosto o IGPM registrou 0,66%- Desaceleração comparada à taxa de julho 0,78% .

Continuidade de alta pelo acúmulo de 31,12% em 12 meses, ainda pesa no mercado!

Lançamento da Semana

Trisul lança o primeiro condomínio resort com quadra de Beach Tenis no Ipiranga. Pensando em se mudar para a zona sul de Sampa? Aproveita e conhece agora!

300-x-250_lanç.png
STORYS PLATAFOMRA ZONA SUL MULHER (1).gif